DESAFIO:

A Lar Cooperativa Agroindustrial é uma associação cooperativista brasileira ligada ao agronegócio. Tem 59 anos de mercado, e sua sede fica no município de Medianeira (PR). A produção própria de leitões da Lar começou em 1988, e hoje são 30 mil matrizes, que correspondem a cerca de 700 mil leitões por ano.

O grande desafio da Lar era a síndrome do segundo parto. Ou seja, na unidade de Santa Helena, que possui 10 mil matrizes em produção, havia uma diferença entre os nascidos totais do primeiro e os do segundo partos. Como uma granja desse porte realiza 4.400 partos durante o ano, de fêmeas secundíparas (segundo parto), essa diferença chega a um deficit de 3.700 leitões por ano.

“Hoje, na suinocultura moderna, um dos grandes desafios é nutrir a fêmea de alta prolificidade, ou seja, que mantém acima de 14 leitões ao pé. Queremos essa fêmea bem nutrida, que consiga manter o escore corporal dela dentro do ideal e que consiga desmamar esse alto número de ‘leitões ao pé’ com saúde, viabilidade e peso, atendendo às necessidades do bem-estar animal”, complementa Vanderlei Zapani, gerente de produção da Unidade Produtora de Desmamados, da Lar Cooperativa de Santa Helena.

 

SOLUÇÃO:

Suplementação das fêmeas com a linha Suplemarrãs e um rigoroso acompanhamento técnico, para garantir o manejo correto e o arraçoamento da fêmea, de modo que ela consiga consumir a quantidade de ração necessária para se nutrir, manter o escore corporal e amamentar o alto número de leitões ao pé dela.

 

RESULTADOS:

Produção do segundo parto igual e levemente superior ao primeiro: em torno de 3.700 leitões a mais no ano com a suplementação dessas fêmeas de segundo parto. Outro grande diferencial é o escore corporal da fêmea primípara (do primeiro parto) após o desmame, que é o momento em que ela perde muita condição corporal, por estar amamentando pela primeira vez. “Com essa suplementação, essa fêmea desmamada atinge um escore ideal ou muito próximo do ideal, e isso faz com que a produtividade dela no segundo parto seja boa e o escore corporal do plantel se mantenha adequado, dentro dos padrões técnicos recomendados”, explica Vanderlei.

Assista ao vídeo e confira o depoimento completo do gerente de produção da Unidade Produtora de Desmamados, da Lar Cooperativa de Santa Helena, Vanderlei Zapani.