Para a Vaccinar, além de melhorar os processos internos, a transformação digital contribui para a satisfação dos clientes. A empresa inovou e lançou em 2020 seu chatbot, com inteligência artificial.

Os desafios de uma empresa são muitos, não basta desenvolver um produto de qualidade para ter sucesso, é preciso estar atenta as transformações do mercado e entender as necessidades e dores dos seus clientes. E isso é o que tem feito a Vaccinar – empresa de nutrição animal, posicionada entre as líderes do setor no Brasil. A companhia, no mercado há 40 anos, está intensificando seus investimentos em tecnologia com o propósito de agilizar seu atendimento. Em 2021 a empresa está trabalhando em 20 projetos, dos quais 11 têm relação direta com tecnologia e satisfação do cliente.

Em 2020, a Vaccinar lançou seu chatbot voltado para o atendimento a seus representantes comerciais. Por meio de inteligência artificial, o robô responde a um menu de comandos, o que faz com que a pessoa possa interagir e receber informações atualizadas de diversos serviços, como: previsão de data de faturamento, solicitação de laudos, emissão de 2ª via de nota fiscal, dentre outros. Tudo isso, de forma muito rápida. Essa tecnologia vem agregado agilidade e inteligência aos processos da companhia. A Vaccinar é a única empresa de nutrição animal que disponibiliza um chatbot com inteligência artificial. E em breve, a ferramenta será disponibilizada para o cliente, via site e WhatsApp.

Outra inovação prevista é o Aplicativo Vaccinar para acesso, via computador ou smartphones, e que embarcará vários serviços, entre eles, o de monitoramento de entregas, também conhecido como “tracking de entregas”. A ideia é, que com o tempo, o rol de serviços disponíveis aumente, buscando facilitar a vida do representante comercial e do cliente. E o chatbot vai acompanhar toda essa evolução.
A companhia também vai implementar uma série de ferramentas que integrará o serviço de Assessoria Técnica Especializada da Vaccinar, que tem o papel de agregar valor aos processos produtivos dos clientes, aumentando a confiança na relação de parceria e consequentemente, aumentando a sua fidelização com a empresa.

Para o gerente de TI da Vaccinar, Marcus Tonini, que está à frente de boa parte dos projetos previstos: “As pessoas estão cada vez mais digitais em razão da praticidade, o que também acontece no campo. Isso já ocorria antes mesmo da pandemia e desde então, foi intensificado, acelerado”.
Já para a Gerente de Marketing da Vaccinar, Carla Tavares, a pandemia tem mostrado que o atendimento e o acesso às informações da empresa precisam ser realizados independentemente da localização física do cliente e da pessoa que o atende. “Em tempos de distanciamento social, a palavra proximidade ganha um novo significado. É importante se fazer presente junto ao cliente, de se importar com as suas necessidades e de oferecer o apoio que ele quer ou precisa. Só que a forma de se relacionar varia conforme o perfil de cada um, seja virtual ou presencial, o fato é que o atendimento precisa ser de qualidade”, conclui.

Com o objetivo de atender melhor o cliente, a Vaccinar tem adotado o atendimento híbrido, que combine uma atuação a distância (online), seja com videochamadas ou WhatsApp, com a presencial. “É importante que o cliente escolha a forma de atendimento que melhor lhe convier”, complementa Carla.
Diante desse cenário de transformações tecnológicas, a Vaccinar escolheu para 2021, o tema “Conectado com Você” como mote de sua comunicação. E para estar próxima e conectada com parceiros e clientes, a tecnologia tem papel fundamental.

SOBRE A VACCINAR
A Vaccinar tem orgulho de ser uma empresa 100% brasileira e oferece soluções nutricionais para aves, bovinos, suínos, aqua e pet e assessoria técnica para o pequeno produtor às grandes agroindústrias. Seu portfólio diversificado é composto por rações, premixes, núcleos, concentrados, gorduras e aditivos e desenvolve também produtos personalizados que atendem às demandas específicas de cada fase do animal.

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