Um mundo mais inclusivo é mais justo e igualitário. E, para mostrar que as pessoas com deficiência têm talento, potencial e autonomia, o Instituto Mano Down desenvolve o projeto “Mano Convida II”. Em sua segunda edição, a iniciativa promove espetáculos musicais protagonizados pelo músico Dudu do Cavaco, primeiro músico profissional com síndrome de Down do país. Participam dos encontros instrumentistas e artistas consagrados do cenário nacional.

O “Mano Convida II” é patrocinado pela Vaccinar por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura. A assessora para Assuntos Estratégicos da Vaccinar, Danielle Gillis, destaca o poder da música para chamar atenção da sociedade sobre a inclusão. “A música tem uma linguagem universal, pois transcende barreiras culturais, linguísticas e sociais. Por ser uma poderosa ferramenta de comunicação e conexão entre as pessoas, sensibiliza e ensina a todos”, diz.

O diretor/presidente do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, que também é irmão de Dudu do Cavaco, destaca a importância do apoio da Vaccinar. “Ao patrocinar a nossa iniciativa, ela contribui não só com a inclusão das pessoas com deficiência, uma vez que valoriza o potencial, as habilidades e o protagonismo deles, mas também incentiva a democratização do acesso à cultura”.

Na prática

A primeira apresentação do Mano Convida II foi realizada em março, com a cantora Roberta Sá. A próxima já tem data: acontecerá no dia 26 de setembro, com Dudu do Cavaco, o cantor Chrigor e a Orquestra Comarca. Leonardo relembra o saldo do “Mano Convida I”, realizado no ano passado com a participação de Fernanda Takai, Flávio Venturini, Dudu Nobre, As Pagodeiras e A Trajetória. “Tivemos a presença de milhares de pessoas e ainda impactamos indiretamente mais de 180 mil por meio das redes sociais. Além disso, contabilizamos uma repercussão significativa dos shows na imprensa”.