Quando falamos em qualidade, logo pensamos em um produto ou serviço que ofereça uma boa experiência para seus clientes. Mas ter qualidade vai muito além disso. Pelo menos na Vaccinar é assim. A empresa tem um setor robusto, que permeia diferentes áreas da empresa e atua junto à produção, em todas as etapas do processo, garantindo que os produtos sigam à risca as especificações técnicas que possuem, para atenderem às necessidades de seus clientes e, principalmente, serem seguros.

Esse trabalho cumpre todas as exigências legais de órgãos como Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações). E as especificações e habilitações exigidas variam, a depender do tipo de produto que a unidade produz.

Assim, a empresa segue à risca as normativas, que são atualizadas constantemente. E, para isso, a equipe de Qualidade da Vaccinar participa sempre de treinamentos, reuniões e eventos do setor, mantendo-se atualizada. E, para auxiliar os nossos clientes, a empresa também oferece esses treinamentos, de forma on-line ou presencial, com o intuito de reciclar o conhecimento dos colaboradores. Desse modo, eles podem buscar juntos melhorias contínuas nos processos internos, em atendimento às normas, garantindo a qualidade também durante o manejo e o armazenamento.

Além disso, a empresa investe em tecnologia e sistemas informatizados, como o de rotulagem e controle de prescrições veterinárias, para garantir a precisão e o cumprimento das legislações. “A Vaccinar tem intensificado, nos últimos anos, os investimentos em processos de Qualidade, visando atender não somente as exigências dos órgãos competentes, mas principalmente agregar valor ao produto por meio de soluções ainda mais modernas”, ressalta Priscilla Haack, gerente de Qualidade, Segurança dos Alimentos & Regulatórios.

Acompanhamento constante dos produtos

A função da equipe de Qualidade é estabelecer padrões e assegurar o cumprimento das especificações técnicas de todos os produtos da Vaccinar. E o cuidado acontece em todas as etapas.

Pré-produção:

  • • cuidado na seleção e na checagem de documentação e qualificação de todos os fornecedores;
  • • análises em todas as cargas de matéria-prima, para monitoramento das especificações técnicas e perigos inerentes de cada categoria de material, a partir de um plano de amostragem;
  • • atendimento às recomendações e especificações técnicas do fornecedor no armazenamento das matérias-primas, ponto importante para evitar qualquer contaminação e comprometimento do material.

Produção:

  • • a Qualidade atua junto ao planejamento de produção para definir o sequenciamento de produção, de forma a cumprir os requisitos para evitar contaminação cruzada, atendendo Procedimento de Operação Padrão (POP) de Boas Práticas exigido pelo Mapa;
  • • durante o planejamento, são atendidas as necessidades das demandas comerciais, mas seguindo uma sequência de produção que prevê limpezas nas etapas, evitando contaminação cruzada;
  • • as etapas de pesagem são minuciosas e seguem uma ordem específica para cada ingrediente previsto na formulação do produto. Toda essa separação é feita com utensílios individuais, que são higienizados da maneira correta. Essa etapa garante a quantidade exata das especificações do produto. Além disso, um código de barra é gerado nessa etapa, contendo a rastreabilidade de todo o processo;
  • • no caso das rações, uma outra etapa muito importante da Qualidade é a peletização, que passa por um monitoramento, com testes de amostras para garantir a qualidade física e nutricional, ou seja, se está dentro do padrão do processo.

Pós-produção:

  • • o setor de Qualidade ainda monitora e acompanha o cumprimento das exigências técnicas com relação ao armazenamento dos produtos acabados e ao processo de logística de distribuição;
  • • os clientes também são orientados quanto ao armazenamento e ao manejo do produto, de forma que essa etapa não comprometa a qualidade final.

 

Vamos falar de Qualidade?

 

Para garantir que todos tenham consciência de seu papel para zelar pela Qualidade dos produtos Vaccinar, o setor realiza a rota diária, na qual, durante todo o processo, a equipe avalia pontos que podem ser melhorados. Além disso, quinzenalmente, realiza o Diálogo da Qualidade, em que atualiza a equipe de produção, reforça pontos importantes que foram observados no período, tira dúvidas e propõe melhorias. Também são realizadas visitas aos clientes, para reforçar junto à equipe deles orientações importantes.

 

Equipe de Qualidade

 

O setor integra a Diretoria Técnica de Nutrição, sob a gestão do diretor Sebastião Borges. Sob a gestão de Priscilla Haack, a área de Qualidade, Segurança de Alimentos & Regulatórios é composta por uma equipe técnica com formação multidisciplinar, presente em todas as unidades produtivas da Vaccinar.

Empresa investe em rígidos controles de qualidade.

 

A importância da voz do consumidor e cliente

 

Na Vaccinar, o cliente tem vez e voz. O representante comercial é hoje o principal responsável por internalizar dúvidas, sugestões ou críticas de nossos clientes. Essas informações são sempre registradas em um sistema interno da empresa e, no caso de uma não conformidade, com o acompanhamento próximo das áreas de Marketing CRM e de Qualidade, um chamado é aberto e análises minuciosas são feitas, para identificação da causa-raiz e para definição de ações corretivas, a fim de se evitarem reincidências. Além disso, a empresa oferece suporte ao cliente, para orientar sobre boas práticas, atender a pedidos de treinamentos e tirar dúvidas.