Ninguém duvida que, em qualquer idade, rir é o melhor remédio. Afinal, o riso é fonte de bem-estar físico, emocional e psíquico. Especialmente na terceira idade, ele é um aliado para um envelhecimento saudável. E foi pensando nisso que o Instituto Hahaha criou o projeto “Vamos fazer arte”. Apoiada pela Vaccinar, a iniciativa usa a arte da palhaçaria para levar alegria para idosos de Belo Horizonte que estejam em situação de vulnerabilidade social.
Por meio do projeto, serão promovidas intervenções teatrais nas quais o idoso é o protagonista. É o que explica a cofundadora do Instituto Hahaha, Elen Couto: “nossos artistas contam com repertórios únicos e improvisados, proporcionando que a plateia faça parte da ação representada. Os idosos se identificam com as cenas e se divertem com suas vivências cotidianas ou com os contextos mais duros”.
Longa data
A Vaccinar é parceira do Instituto Hahaha há sete anos, e, em 2023, o projeto “Vamos fazer arte” foi um dos escolhidos para ser patrocinado por meio do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte. “Com o apoio da Vaccinar, pela primeira vez, será possível promover formação artística para o público idoso, transformando as histórias de vida e os encontros em arte”, afirma Elen.
Além dele, a empresa é incentivadora de outros projetos do Instituto Hahaha que beneficiam crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, bem como pacientes de hospitais.
A diretora de Assuntos Estratégicos da Vaccinar, Daniele Gillis, destaca a importância da parceria. “Ficamos muito felizes em investir em iniciativas que levam bem-estar e alegria para a vida das pessoas, contribuindo, efetivamente, para transformar o nosso mundo em um lugar melhor”, disse.
Para Elen, o apoio da empresa viabiliza a continuidade do Instituto Hahaha. “Mais do que contribuir financeiramente para a realização das ações, ele nutre a nossa missão, que é espalhar sorrisos onde atuamos.”
Sobre o Instituto Hahaha
Em 2022, o Instituto Hahaha completou dez anos. A atuação da entidade é baseada em três eixos: intervenções de palhaços profissionais, criações artísticas abertas ao público e formação para artistas. Veja abaixo alguns destaques. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o projeto.