Apesar de ser um programa muito comum para algumas pessoas, ir ao cinema é uma realidade distante para diversos mineiros. No entanto, ela fica mais próxima com a realização do projeto “Cine Instrumental na Estrada Real”. Apoiado pela Vaccinar, ele possibilita que milhares de pessoas tenham a oportunidade de assistir, gratuitamente, a curtas-metragens ao ar livre.
Os vídeos são exibidos num telão inflável, de 8 m de comprimento por 5 m de altura, instalado em espaços públicos estratégicos dos municípios. “O principal objetivo da iniciativa é facilitar e democratizar o acesso à produção cinematográfica mineira e brasileira. Com isso, incentivamos também o pensamento crítico das pessoas de todas as idades”, destaca o coordenador da iniciativa, Oderval Júnior.

Parceria
O apoio da Vaccinar ao projeto “Cine Instrumental na Estrada Real” se dá por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Atualmente, duas das seis cidades beneficiadas são localidades onde o grupo que a Vaccinar faz parte, possui unidades produtivas e centros experimentais. São elas: Martinho Campos e Nova Ponte, que foram palco de apresentações entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.
“Entreter os colaboradores, suas famílias e toda as comunidades desses locais, bem como contribuir para levar um pouco de diversão e cultura, quesitos fundamentais para o desenvolvimento dos cidadãos, são motivos que muito nos orgulham ao patrocinarmos esse importante projeto”, comenta a diretora de Assuntos Estratégicos, Danielle Gillis.
Para Oderval, o apoio da empresa faz a diferença para a viabilização do projeto. “Estamos em comunidades de difícil acesso, por isso, é fundamental contar com uma empresa de grande porte e renomada como a Vaccinar”, afirma.
Sobre o projeto “Cine Instrumental na Estrada Real”
A iniciativa nasceu na capital mineira, na região de Venda Nova, há dez anos. De lá para cá, a atuação se expandiu, totalizando 70 cidades visitadas e mais de 75 mil espectadores.